PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES SOBRE CÂNCER DE PROSTATA
PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES SOBRE CÂNCER DE PROSTATA
O que é câncer de próstata?
Câncer é o crescimento desordenado de células que têm a capacidade de invadir a vizinhança do órgão afetado e também de se espalhar pelo corpo. Quando detectamos esse tipo de célula na próstata, dizemos que um paciente tem câncer na próstata. De forma mais direta, quando mencionamos câncer de próstata, estamos falando justamente dessa capacidade de espalhamento pelo corpo, um processo que chamamos de metástase.
Qual é o melhor exame para detectar o câncer de próstata?
Apenas um exame consegue detectar o câncer de próstata: a biópsia da próstata.
Como é feita a biópsia da próstata?
A biópsia da próstata é a retirada de pequenos fragmentos da próstata. Essa retirada é guiada por ultrassonografia e deve ser realizada sob anestesia ou sedação. Os fragmentos coletados são então enviados para um médico patologista que os avalia e emite um laudo.
Todos os pacientes com câncer de próstata devem ser tratados?
Nem todos os pacientes com câncer de próstata deverão receber tratamento. Nos casos de doenças pouco agressivas, podemos apenas acompanhar o paciente e tratar caso o câncer apresente sinais de agressividade.
Como é possível curar o câncer de próstata?
A cura do câncer de próstata é possível através de cirurgia e/ou da radioterapia. De acordo com as características de cada caso, indica-se o tratamento mais adequado. De maneira muito genérica, indica-se cirurgia como tratamento inicial para aqueles pacientes que têm boas condições de saúde para suportar bem a cirurgia. A radioterapia também é um tratamento muito efetivo. Pode ser realizada como tratamento único ou mesmo como complemento à cirurgia.
Qual o nome da cirurgia para o tratamento do câncer da próstata?
A cirurgia para o tratamento do câncer de próstata é camada de prostatovesiculectomia radical ou prostatavesiculectomia radical ou simplesmente prostatectomia radical. Consiste na retirada da próstata juntamente com as vesículas seminais.
Como a cirurgia para o tratamento do câncer de próstata pode ser realizada?
A cirurgia para o tratamento do câncer de próstata pode ser realizada por via perineal ou por via abdominal. A via mais usada é a abdominal. Inicialmente todas as cirurgias eram realizadas através de grandes incisões no abdome. Atualmente, a técnica robótica tem sido usada sempre que disponível. Em países mais ricos como nos Estados Unidos, a maioria absoluta das cirurgias para tratamento de câncer de próstata é feita pela técnica robótica.
Quais as vantagens da cirurgia robótica para o tratamento do câncer de próstata?
A principal vantagem está na agressão, que é muito menor. O nível de detalhamento fornecido pelas imagens em 3 dimensões e o aumento de tamanho em cerca de 10 vezes na imagem também são muito valiosos na busca por uma cirurgia melhor executada. Podemos citar outros benefícios como: redução no tempo de hospitalização, retorno mais rápido às atividades, redução de dor, redução de infecções, menor sangramento e menor risco de infecção hospitalar.
Com a técnica robótica é possível realizar uma cirurgia com maior riqueza de detalhes pois enxergamos mais detalhes. Manipulamos os tecidos com mais delicadeza e menos trauma. Alguns estudos já apontam na direção de menor risco de impotência sexual e também recuperação mais precoce da continência urinária, o que já percebemos na prática.
Quais as desvantagens da cirurgia robótica para o tratamento do câncer de próstata?
As maiores desvantagens são a necessidade de um treinamento muito específico e longo para o cirurgião e também o custo financeiro. O custo tem diminuído muito nos últimos anos devido a presença de mais plataformas robóticas, o que estimula a competição.
A cirurgia aberta para o tratamento do câncer de próstata não tem mais utilidade?
A cirurgia aberta tem muita utilidade, por diversos motivos. Primeiramente, é importante ressaltar que a cirurgia aberta ou convencional tem a mesma chance de curar o câncer de próstata quando comparada à cirurgia robótica. Em segundo lugar, a técnica aberta é possível de ser realizada com instrumentos cirúrgicos básicos, ou seja, quase todo centro cirúrgico serve para o tratamento cirúrgico aberto do câncer de próstata, o que ajuda a popularizar o acesso.
Em terceiro lugar, o cirurgião robótico tem que estar preparado para realizar a cirurgia aberta no caso de alguma eventualidade. Embora as eventualidades que impeçam o uso da técnica robótica sejam muito raras, elas podem acontecer e o cirurgião deve estar preparado para dar assistência imediata.
A cirurgia pode ser realizada nos casos em que o paciente já tem metástases (doença espalhada pelo corpo) no momento do diagnóstico?
Geralmente, a cirurgia não está indicada neste tipo de situação. Entretanto, ainda assim existem diversos tipos de tratamento para o paciente com metástases. Os tratamentos envolvem o bloqueio da ação do hormônio testosterona.
Portanto, se você foi diagnosticado com câncer de próstata metastático, não há motivos para desespero! Os tratamentos para o seu caso desenvolveram muito nos últimos anos e percebemos um ganho muito importante na qualidade e na expectativa de vida. O tratamento existe e o que precisamos é apenas de avaliar bem cada caso para decidir o melhor tratamento dentre os vários disponíveis!